top of page

Escritos por Sarah Queiroga

O Que Sua Ansiedade Te Comunica?

  • sarahhcarmeli
  • 20 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Atualmente os diagnósticos que envolvem sintomas ansiosos se tornaram muito comuns. Cada vez mais pessoas dizem sofrer de ansiedade. Percebo, na clínica, boa parte dos meus pacientes relatando sensações que atribuem a ansiedade excessiva: nervosismo intenso, palpitações, transpiração, sensação de paralisar diante de algumas ideias e situações, tontura, tremores, dor de cabeça, entre outras.


Acontece que esse estado, por mais que se assemelhe na maioria dos relatos, é único para cada sujeito, assim como o que o causa. Esses sintomas trazem pistas de um sofrimento psíquico muito particular de cada um, e que só poderá ser acessado quando a pessoa se colocar a falar a respeito do que a faz se sentir dessa forma.

Evitar falar sobre o que gera desconforto é uma forma de defesa. Existem muitas formas de tentativas de apaziguar os desconfortos, como por exemplo a comida, o consumismo e os vícios no geral, mas que não os fazem desaparecer, pelo contrário, o desconforto vai transbordar e persistir, vai se fazer presente. E em cada pessoa transborda de maneira própria.


A ansiedade é resultado de conflitos internos que, por variados motivos, são evitados pela pessoa, que permanece no “conforto” da queixa/reclamação (o que não quer dizer que ela não sofre), permanecendo passiva diante de seu sofrimento.

O que a sua ansiedade provavelmente está te comunicando é que algo precisa ser olhado, precisa ser nomeado e falado. Precisa transbordar não no corpo, mas nas palavras, para não mais te paralisar. É preciso se aproximar do que dói, do que é só seu, mas que também, com ajuda da psicóloga/psicanalista, somente você poderá dar novos destinos.

 
 
bottom of page