Adolescência
- sarahhcarmeli
- 14 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de jun. de 2023
A fase da adolescência marca um período de transição, de atravessamento entre o infantil e o adulto. As mudanças corporais são o marco mais visível deste processo, mas o adolescente está também construindo sua própria identidade, sua autonomia, sua personalidade, suas próprias relações e seu jeito de estar no mundo.
É uma fase cheia de descobertas mas também de muitos desafios. Não parece ser uma tarefa fácil ter de lidar com todas estas transformações, não é mesmo? E justamente por isso é esperado que seja uma fase mais “turbulenta” mesmo, podendo trazer algumas angústias para o adolescente.
Algumas das demandas mais frequentes que costumo escutar nos meus atendimentos com este público, e que é bastante comum neste período, é o relato do sentimento de inadequação frente aos outros, além de dificuldades com relação a autoaceitação, a expressar seus sentimentos, e a lidar com as expectativas dos adultos sobre ele.
Por diferentes motivos, é frequente também neste período o adolescente ficar mais recluso ou isolado, o que pode ser um fator de risco para o aparecimento de questões psicológicas mais graves, comportamento que pede atenção por parte dos familiares.
É muito importante que o adolescente atravesse esta fase sabendo que tem um suporte e uma base sólida e afetuosa com a qual pode contar. Muitas vezes, os familiares precisam de ajuda nesta tarefa e o acompanhamento do adolescente com uma psicóloga aparece para somar e ajudá-lo a lidar de forma menos sofrida com todas estas transformações, e a elaborar as experiências que surgem no caminho da maneira mais saudável possível, rumo a construção de sua autoestima e autonomia.


